Red Dead Redemption: sua performance em 4K é incrível

Publicado por V.Stein em 13/04/2018 às 14h27

Red Dead Redemption a 4K no Xbox One X fica sensacional

É o mais perto que teremos de uma versão PC melhorada.

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Red Dead Redemption roda agora a 4K nativo no Xbox One X. Antes da chegada da sequência em Outubro, o clássico de Xbox 360 foi adicionado à lista de jogos retro compatíveis com o X, melhorados para rodar a 4K nativo - mantendo a passagem original de 2x MSAA. Na verdade, o jogo está finalmente livre do 720p do original e isso é importante pois Red Dead Redemption nunca foi lançado para PC, significando que esta versão Xbox One X é provavelmente a melhor versão possível para o título.

As melhorias no X são imensas. O 4K, efeitos como feixes de luz e ondas de calor destacam-se ao caminhar por Amadillo. Até pequenas interações entre NPCs são mais fáceis de ver à distância e as estrelas no céu noturno ficaram nítidas - um dos sinais óbvios da melhoria para 4K. Por mais impressionante que seja, não é bem um remaster completo. As texturas e elementos do HUD ainda são provenientes dos assets Xbox 360. Mesmo assim, apesar do aspecto ligeiramente rígido e angular que revela os limites na resolução da anterior geração, este mundo frequentemente é tão convincente quanto o de um jogo moderno.

Tal como outros jogos retro compatíveis como Crackdown ou Forza Horizon, o aumento na resolução no X é lisonjeador para o material original, usa um bias LOD negativo nas texturas para apresentar mip-maps de maior qualidade, combinando lindamente com a resolução superior. Mas existem mais melhorias nas sombras, LODs ou efeitos? Isto poderia oferecer algumas das possíveis funcionalidades na versão PC que nunca foi lançada ou o salto para 4K é tudo o que temos? As sombras, por exemplo, poderiam ser ajustadas pelo emulador (como foram em Assassin's Creed), melhorando a fidelidade visual para telas 4K. No entanto, Red Dead Redemption é emulado na perfeição, com uma exceção.

Existe um extra que é o aumento para 16x filtro anisotrópico, uma boa companhia para o aumento de 9x na resolução. Tal como outros jogos Xbox 360 que receberam suporte para o X, melhorar o filtro de texturas é uma vitória fácil. Tem pouco impacto na GPU e os ganhos visuais podem ser aplicados pelo emulador, significando que não mexe com o código de jogo. Os assets principais são os mesmos, mas a nossa galeria de comparação mostra que a arte vista de ângulos oblíquos está menos nítida no Xbox 360. Simplesmente não teria tão bom aspecto de outra forma, o original no Xbox 360 corria com um alcance de amostras mip-map restritivo - algo que se destaca mesmo em 720p original.

Um olhar a Red Dead Redemption em 4K no Xbox One X.

Estas são as melhorias. A densidade da vegetação e LODs estão iguais. Não tens uma melhoria ao estilo do PC; em termos visuais, acompanha o aumento na resolução e melhor filtro de texturas - o resto está igual. A resolução das sombras também está igual, mas a qualidade ainda permanece aceitável. O pacote, como um todo, diz muito do trabalho investido pela Rockstar no motor RAGE durante o desenvolvimento. Como uma espécie de sucessor para Grand Theft Auto 4, o jogo apresentava mais terreno aberto, mas vazio, sem arranha-céus mas com vegetação luxuosa.

No Xbox One base, Red Dead Redemption roda com melhor performance, v-sync constante, sem screen-tearing e na Xbox One X as coisas ficam ainda melhores.

Continua a 30fps fixos no Xbox One X e nas áreas mais exigentes, terás uma performance quase perfeita. É um feito espantoso, tendo em conta o aumento de 9x na resolução e até mesmo efeitos intensivos para a largura de banda da memória não causam problemas. A performance no Xbox 360 não é má, mas existe tearing e momentos a 20fps em cenas exigentes. No Xbox One, as coisas melhoram imensamente - o tearing desaparece e fica mais perto de 30fps fixos. No entanto, o Xbox One X consegue melhor performance.

 

Existe um ponto estranho - algo que ocasionalmente vemos em jogos X-enchanced: o emulador Xbox 360 tem um pequeno problema com o ritmo de fotogramas. Supondo que o rácio de fotogramas desce um fotograma no X, geralmente verias um pico para 16ms depois disso. Basicamente, é introduzido um fotograma extra, para compensar o que foi perdido, criando dois fotogramas únicos consecutivos. É raro e na nossa experiência, um pequeno detalhe na performance geral. Isto adicional um pouco mais de trepidação ocasional que não terias no 360 ou no Xbox One base, mas no geral, os rácios de fotogramas estão mais fluidos no novo console da Microsoft.

Red Dead Redemption em 4K é fantástico e como existe pouca esperança para uma versão PC - ou remaster, isto é o melhor que conseguirás. É uma atualização gratuita e não tens do que se queixar. Seria fantástico ver uma versão 60fps do jogo e até gostaríamos de ver um pacote de texturas 4K, com ajustes no nível de transição de detalhe, efeitos, iluminação ou sombras. O que temos é uma apresentação simples a 4K de um clássico - que ainda é impressionante. O rácio de fotogramas melhorado, mip-maps ajustados e performance de topo também significam que a versão X bate a Xbox One normal como a versão definitiva.

Red Dead Redemption é provavelmente o maior jogo a receber retro compatibilidade para Xbox One X. Como preparação para a sequência é a forma perfeita para refrescar a tua memória. Agora ficamos nos questionando sobre os outros jogos da Rockstar Games. Adoraríamos ver GTA 4 receber um tratamento similar e até mesmo Table Tennis seria bem-vindo. O salto para 4K juntamente com as melhorias na performance dão uma nova vida aos jogos velhos e sentimos que o catálogo da Rockstar tem muito para oferecer.

 

Fonte: Eurogamer.pt

Tags: 4k, playergames, red dead deremption, rockstar, xbox , Xbox one, xbox X

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