FAR CRY 5 - Novidades no gameplay da série

Publicado por V.Stein em 27/03/2018 às 11h28

Far Cry 5 - Cinco elementos que o separam de todos os anteriores

O fim das torres, explore e crie a sua própria história.

 

Far Cry 5 está prestes a ficar disponível para todos os jogadores com de Xbox One, PlayStation 4 ou PC e depois da análise, neste artigos falaremos alguns dos aspectos mais importantes no jogo. Far Cry 5 é a série Far Cry no seu melhor, é um jogo que aposta nos mesmos valores e poderá soar bem familiar, mas onde existem mecânicas e funcionalidades que prometem fazer a diferença. Este artigo falará dos 5 elementos através dos quais Far Cry 5 se distingue dos anteriores, que vão marcar a experiência de qualquer jogador e que todos devem conhecer antes de entrar em contato com o jogo.

Far Cry 5 ostenta a mesma filosofia que esteve na base dos outros, mas beneficia com mudanças no design do mundo aberto que o tornam mais solto.

6

A pequena bússola no topo da tela é o teu indicador para locais de interesse

Adeus torres, olá exploração

1

Este é o primeiro elemento da lista pois é verdadeiramente o mais importante. Se ainda não sabia, então agora posso te dizer que Far Cry 5 não tem mais torres para dominar, como as que serviam para revelar o mapa. A Ubisoft eliminou esse elemento, que tornava os seus jogos em tarefas e aumentava a sensação de repetição. Agora o jogador é convidado a explorar para adicionar ícones com missões Principais e Paralelas ao mapa, Postos do Culto para derrubar, locais de pesca, missões radicais do Clutch Nixon ou locais onde foram escondidos dinheiro ou tesouros.

Se olhar para a primeira imagem neste artigo, verá uma pequena bússola no topo da tela. Após a missão de introdução, poderá ir para qualquer lado e utilizar qualquer meio de transporte, onde contará com a ajuda dessa bússola que te indica os pontos de interesse ou missões nas proximidades. Acabou a sensação de experiência repetitiva, agora o jogador pode traçar a sua aventura, você decides o que fazer ao explorar. Quando ajuda pessoas ou quando se aproxima de um local, descobrirá pontos de interesse e serão então adicionados ao mapa. Todas as atividades te ajudam a conquistar Pontos de Resistência (aquela barra amarela no canto inferior direito), necessários para deixar o emissário da região aborrecido e te convocar para o último confronto com ele.

Momentos inesperados para recompensas maiores

2

Em Far Cry 5 existem Missões de História, Missões Paralelas, Postos do Culto e Esconderijos com recompensas. Além de atividades como pesca, caça e circuitos radicais, será nestas quatro atividades que gastará a maior parte do teu tempo em Hope County. As missões de história surgem ao chegar a novos locais ou a interagir com os Guns/Fangs for Hire (mais sobre isso em baixo), enquanto as missões paralelas surgem ao descobrir um local enquanto exploras, ao salvar um civil na beira da estrada ou ao libertar um posto das mãos do culto. Frequentemente, ao salvar civis ou a libertar postos, os NPCs te dão novas missões paralelas ou revelam pontos de interesse no mapa.

Muitos deles dizem onde estão os esconderijos com recompensas e em todas as missões é informado de cara as recompensas e os pontos de resistência que ganhará. No caso dos esconderijos, escondem dinheiro, pontos de vantagem (mais sobre isso também em baixo) ou armas personalizadas com skins especiais e melhorias. Existe muito por onde passar o tempo em Hope County e se não quiser seguir exclusivamente a história, a exploração te premeia com momentos inesperados.

Os Especialistas

3

Espalhados pelas três regiões de Hope County estão 9 especialistas: 3 animais (Fangs) e 6 humanos (Guns) que podes encontrar e depois de os ajudar, eles podem ser convocados para te ajudar. Existem 3 em cada região e seguir para os locais onde se encontram, terá mais missões de história que abrem acesso a linhas narrativas específicas de cada um. Basicamente revelam o efeito do culto no local onde habitam e de que formas se querem vingar da opressão. Descobrir cada um deles é bem divertido e qualquer um deles será muito útil.

Posso dar o caso de Nick Rye, um homem dividido. Por um lado, quer pegar na sua mulher grávida e escapar de Hope County, mas pelo outro não quer abandonar o negócio de aviação criado pelos seus antepassados. Se o encontrar, terá de o ajudar em várias missões e depois disso, pode ativá-lo como Especialista que dos céus te ajuda a afastar os aviões ou helicópteros do culto. Também poderá dar ordens para se deslocarem ou atacarem inimigos específicos. Todos eles são importantes para expandir o gameplay e para aprofundar o mundo criado pela Ubisoft.

Os Pontos de Vantagem

4

A Ubisoft aprendeu uma lição com toda a controvérsia e a saturação registada pelos fãs, aprendeu que não deve forçar e dizer o que deve fazer. Aprendeu também que deve ter liberdade para traçar o seu percurso. No entanto, isso não a impede de desafiar o jogador. Existem diversas armas, missões, esconderijos, especialistas e itens que pode criar (como dinamite ou C4), mas provavelmente nem utilizará metade deles ao longo da sua missão. Assim que encontrar as armas ou especialistas que mais gosta, seguirá assim até ao final do jogo. Então a Ubisoft lança um desafio e tenta convencer a sair da zona de conforto, oferecendo pontos de vantagem.

Ao invés de utilizar o arco do início ao fim, usa uma caçadeira para matar um determinado número de inimigos e ganhar pontos de vantagem adicionais. Ao invés de utilizar sempre os mesmos especialistas, vai alternando e com cada morte ou ataque específico que executam ganhas mais pontos de vantagem. Usa C4, alterna entre armas, ataque por terra, mar e céu para cumprir com um maior número de desafios e adquirir mais pontos. É desta forma não intrusiva que a Ubisoft te diz que diversificar o teu gameplay terá mais benefícios.

As vantagens

5

Quando ganhas pontos de vantagem (alguns deles nas missões de história ou paralelas) pode usá-los para adquirir Vantagens. Como pode ver na imagem em cima, existem 50 divididas por 5 categorias. Algumas estão relacionadas com a saúde do teu personagem, com a caça ou pesca, outras com o craft de itens, com o uso de armas ou também com a vertente radical de Far Cry 5 (saltos de Wing Suit após um transporte instantâneo!) e todas estão ao teu alcance para servir também como um elemento de personalização. Você escolhe quais as vantagens que melhor combinam com o teu estilo de jogo, com a arma que usa ou com o especialista favorito.

Este é o quinto elemento escolhido para destacar Far Cry 5 dos anteriores pois está relacionado com o ênfase dado à personalização da experiência de uma forma fluída e dinâmica. Quantas mais atividades paralelas cumprir ou quanto mais diversificar o teu gameplay, mais pontos de vantagem recebe e mais forte fica. A Ubisoft quis assegurar que tudo em Far Cry 5 é uma forma de potencializar a diversão, que todos os momentos contribuam para melhorar e que nada é feito porque sim.

De várias formas, Far Cry 5 apresenta um dos momentos abertos mais robustos da Ubisoft. Seja na gestão entre escala e conteúdo, seja na abordagem à estrutura e design, a Ubisoft escutou as críticas e deu mais liberdade. Combinado com uma forte personalização que premia quem investir mais tempo, sem momento algum prejudicar quem apenas quer jogar pelo básico, Far Cy 5 assume-se como um ponto importante no trajeto desta série.

 

Fonte: Eurogamer.pt

Tags: Far Cry, Far Cry 5, PC, playstation 4, Ubisoft, xbox

Enviar comentário

voltar para Spoiler

bdt b02|left fwR bsd b01s uppercase|fwR show c05n bsd b01s uppercase left||||news login bdt b02|c05|b01 c05 bsd|login news c05|c05|signup|content-inner||