XBOX ONE - FINAL FANTASY TYPE-0 HD

Ref: 662248915326

R$8,00

Pronto para a batalha

Tudo em Type-0 tem ligação com a guerra, de forma que muitos elementos comuns a Final Fantasy são executados de maneiras intrigantes. Magias vêm na forma de bombas de fogo, mísseis elétricos e balas de gelo. A história progride em uma campanha militar que envolve a defesa de bases e invasão de cidades. Até os icônicos chocobos são criados para fins de guerra. Um elemento que gostei foi capturar uma ave selvagem e corretamente criá-la para batalha e também para auxiliar no transporte.

O enredo gira em torno de um grupo de cadetes de elite que lutam contra um agressivo império -- uma lembrança de que os jovens são os primeiros a morrer em guerras e também os primeiros a serem esquecidos. As complicações emocionais da Class Zero, como ver os próprios amigos morrerem em batalha, é incrivelmente comovente.

Infelizmente, a dublagem em inglês muitas vezes não transmite a emoção apropriada para o momento, especialmente quando o personagem Nine insiste em colocar um "yo" e "hey" ao fim de cada maldita frase. Para servir de remédio, algumas cenas de humor conseguem com sucesso aliviar o clima pesado e previnem que a história fique muito sombria.

Campanha e Gráficos

Campanhas que envolvem correr e explorar cidades e se infiltrar em fortalezas foram bastante interessantes, mas tive dificuldade com as missões em tempo real que apareceram aqui e ali. Eu quase dei "rage-quit" de uma delas por causa da câmera e de controles desajeitados tornaram a tarefa quase impossível. Esses problemas técnicos foram herdados da versão original para PSP (lançada exclusivamente no Japão em 2011) ao lado de algumas outras limitações: NPCs (personagens não jogáveis) têm rostos quadradões, texturas das paredes são borradas e cavernas e cidades não são nada mais que longos e monocromáticos corredores. Fiquei tão entediada com a maioria dos ambientes que parei de me importar na metade do jogo.

Dito isso, os gráficos "HD" de Type-0 se mostram belamente nos efeitos de luz e sombra. Isso é especialmente notável na área central de Akademia, onde o piso de mármore brilha e raios de sol entram pelos vitrais. Cutscenes em CGI foram muito bem feitas, com animações detalhadas dos Eidolons (invocações) cortando os céus e com closes em soldados sendo massacrados. A desenvolvedora Hexa Drive fez um ótimo trabalho em trazer essas cenas às telas das TVs.

A melhor coisa de Final Fantasy Type-0, no entanto, é o combate veloz em que o jogador deve escolher bem qual trio de personagens entrará na batalha. Cada membro da Class Zero possui suas próprias armas, habilidades e estilos de luta, o que faz de cada um deles peças únicas e notáveis. Jack é lento mas destrói inimigos com sua espada, Seven pode desviar de soldados e usar seu chicote para desferir golpes enquanto se move pelo cenário. Rem pode usar a habilidade Undying Wish para temporariamente impedir que cadetes cheguem a 0 de HP. Se um deles vier a morrer, você pode rapidamente substituí-lo por outro ou invocar um poderoso Eidolon para auxiliar. É possível ainda solicitar NPCs de Akademia que ajudam nas campanhas, o que resulta em pontos especiais usados para adquirir itens raros.

Lutando contra soldados comuns ou inimigos mais interessantes como serpentes e gigantes bestas da neve, senti que todos os combates eram emocionantes por conta do ritmo acelerado. Muitas das vitórias foram adquiridas em menos de um minuto usando os recursos "kill sight" e "break sight", que permite aos personagens dar quantidades absurdas de dano ou matar monstros instantaneamente com um um único ataque.

Aumentar o level de tantos personagens para garantir que todos estivessem prontos para o combate tomou tempo e paciência, mas não dei muita importância a isso, pois Type-0 oferece diversas formas de evoluir os cadetes. É possível aceitar missões secundárias, treinar na arena de Akademia, aumentar as proficiências mágicas assistindo à uma aula, participar em batalhas randômicas no mapa mundi ou refazer missões da campanha principal a partir do menu.

Pode parecer que é fácil simplesmente atropelar o game sem ter desafio algum, mas é importante lembrar que a maioria da exploração e treino ocorre entre as campanhas militares. A necessidade de administrar o tempo força o jogador a pensar com calma em quais atividades ele irá querer fazer: passar duas horas falando com NPCs, sair de Akademia e passar seis horas perambulando por aí para participar da caçada de algum monstro em troca de recompensas? Tempo é essencial e me diverti tendo que usá-lo corretamente.

Por fim, tive alguns problemas com o final conturbado, que requer no mínimo um segundo gameplay e bastante leitura sobre a história de Orience para compreensão total. Não me importei de ter de ler a enciclopédia interna do jogo para conseguir entender algumas coisas, mas esse processo não adiciona nada à narrativa, no fim das contas. Poderia ter sido explorado de outra forma.

 

Fonte: IGN Brasil

Estado: Usado
Marca: Square Enix
Categoria: Xbox One

Enviar comentário

voltar para Locadora

bdt b02|left fwR bsd b01s uppercase|fwR show c05n bsd b01s uppercase left||||news login bdt b02|c05|b01 c05 bsd|login news c05|c05|signup|content-inner||